O que é um vírus informático?
Os vírus informáticos são pequenos programas de software, concebidos para se espalharem de um computador para outro e para interferir no seu bom funcionamento.
Um vírus pode danificar ou eliminar dados no seu computador, utilizar o seu programa de correio electrónico para se alastrar para outros computadores, ou até apagar tudo o que esteja no disco rígido.
Os vírus espalham-se mais facilmente através de anexos em mensagens de correio electrónico ou mensagens instantâneas.
Os vírus podem estar disfarçados sob a forma de anexos de imagens divertidas, cartões electrónicos ou ficheiros de áudio e vídeo.
Os vírus também se espalham através de transferências na Internet. Podem estar escondidos em software ilícito ou noutros ficheiros ou programas transferidos.
Tipos de Vírus de Computador
Vírus de Boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot, infecta a partição de inicialização do sistema operativo. Assim, ele é activado quando o computador é ligado e o sistema operativo é carregado.
Time Bomb
Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se activarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará activo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus tornaram-se famosos, como o "Sexta-Feira 13", "Michelangelo", "Eros" e o "1º de Abril (Conficker)".
Worm ou vermes
Como o interesse de fazer um vírus é ele espalhar-se da forma mais abrangente possível, os seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o computador dos utilizadores infectados e passaram a programar os seus vírus, para que apenas se repliquem, sem o objectivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, os seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamado de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mails que estão registados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
Trojans ou cavalos de Tróia
Certos vírus trazem um código à parte, que permite a um estranho aceder ao computador infectado ou recolher dados, e enviá-los pela Internet, para um desconhecido, sem notificar o utilizador. Estes códigos são denominados de Trojans ou Cavalos de Tróia.
Inicialmente, os Cavalos de Tróia permitiam que o computador infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do utilizador. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Actualmente os cavalos de Tróia, procuram roubar dados confidenciais do utilizador, como senhas bancárias.
Dados estatísticos
• Até 1995 - 5.000 vírus conhecidos;
• Até 1999 - 20.500 vírus conhecidos;
• Até 2000 - 49.000 vírus conhecidos;
• Até 2001 - 58.000 vírus conhecidos;
• Até 2005 - Aproximadamente 75.000 vírus conhecidos;
• Até 2007 - Aproximadamente 200.000 vírus conhecidos;
• Até Novembro de 2008 - Mais de 530.000 vírus conhecidos.
• Até Março de 2009 - Mais 630.000 vírus conhecidos.
FORMANDOS:HENRIQUE
GRAÇA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário