segunda-feira, 8 de março de 2010

A Mulher do século XXI

As mulheres do século XVIII eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais, mas não existiam ajudas para apoiá-las.
As mulheres do século XXI são mais independentes, têm mais liberdade. Elas para além das suas profissões, quando chegam a casa (as que são casadas) têm muitas responsabilidades, têm que cuidar da casa e dos filhos e as que são solteiras cuidam da casa, mas a suas vidas não são muito atarefadas (bem, as de algumas são!).
Eu sou solteira, mas a minha vida é um pouco agitada. Para além da minha profissão, trato da minha casa e faço algumas tarefas na casa do meu irmão casado, porque a minha cunhada, para além de ter uma loja, tem também dois filhos e não tem muito tempo para cuidar da casa.
Na minha opinião, as mulheres são mais felizes actualmente. Embora estejamos no século XXI, não quer dizer que não exista violência doméstica e ameaças sexuais, mas existem mais ajudas e apoio jurídico e psicológico.
Numa outra perspectiva, as mulheres cuidam mais da sua imagem, o que me parece importante em termos pessoais e profissionais.
Resumidamente, a mulher hoje em dia cuida-se e tem instituições que cuidam dela e que a protegem.

Ana Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário